quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Festival de Veneza 2017 – Primeiro Dia


Foi dada a largada: começou a mais nova edição do badalado Festival de Veneza. Este ano foi a vez de Downsizing (ou seu título nacional Pequena Grande Vida) abrir a mostra competitiva e o apetite dos críticos, já que não faltaram elogios para o mais novo filme de um dos cineastas mais aclamados do cinema americano contemporâneo, Alexander Payne (que não rodava desde 2013). Trata-se de uma comédia dramática sobre um homem que se submete à um experimento científico que consiste na redução de seu tamanho, e sua esposa acaba desistindo do processo de última hora. 

O filme foi recebido positivamente, principalmente o elenco (Matt Damon e Kristen Wiig, os principais, aplaudidos, bem como Hong Chau e Christoph Waltz). O filme já está sendo cotado para o Oscar, tal foi a sua aclamação ao abrir este festival tão imenso, todo ano trazendo novas obras-primas. Será que a presidente do júri, a atriz Annette Bening, vai reconhecer o filme? 

Embora a premissa deste longa tenha sido associada genericamente ao estilo de Payne, a corrosiva crítica ao american way of life faz-se presente mas o próprio diretor desconsidera que o filme tenha ligações genuínas com temáticas políticas, uma constante para os jornalistas famintos. Payne, que tem um dos currículos mais completos, dirigiu alguns dos filmes americanos de maior sucesso da última década pra cá: Sideways, As Confissões de Schmidt, Os Descendentes e Nebraska. Este é o seu 7º filme – e seu primeiro trabalho calcado no sci-fi, pelo menos de base – e pelo que tudo indica é mais um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário